6 de maio de 2009

06/05/08 (1ª parte) - Tomar, a cidade dos templários


Dia de ir à Tomar, a cidade templária por excelência. Depois da conquista da região aos mouros pelo Rei Afonso Henriques, a terra foi doada como feudo à Ordem dos Templários. O Grão-Mestre desta Ordem, Dom Gualdim Pais, iniciou em 1160 a construção do Castelo e Convento que viriam a ser a sede dos Templários em Portugal.

Acordamos cedo para nos direcionarmos a Lisboa, de onde pegaríamos o ônibus para Tomar, que fica mais ao norte. Foram cerca de 2 horas de viagem, tempo suficiente para tirar um cochilo.

Logo quando chegamos na cidade fomos realizar um pequeno almoço (café da manhã para os brasileiros), e tomar um galão (tomar, Tomar... percebeu o trocadilho?).


O primeiro lugar a visitar foi o Castelo dos Templários (ou Convento de Cristo), que foi fundado em 1162 pelo Grão-Mestre dos Templários, dom Gualdim Pais o Convento de Cristo ainda conserva recordações desses monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo, os quais fizeram deste edifício a sua sede. O castelo é muito grande e hoje é utilizado pra visitações turísticas e, pelo que percebi, para alguns eventos também. Tão grande que vou dividir os posts. Neste ficam só as fotos do Castelo dos Templários. Em seguida tem mais Tomar.


























































Continua em: 06/05/08 (2ª parte) - Hora da siesta

Nenhum comentário: