14 de maio de 2009

14/05/08 (1ª parte) - Arte, muita arte...

Nosso objetivo logo pela manhã era ir a Galleria degli Uffizi. Mas antes mais uma parada em frente ao Duomo e ao Battistero de San Giovanni. Neste, em frente a Porta el Paradiso (que veremos com mais detalhes mais adiante), Daniel trava uma conversa cm um senhor bem simpático. Um detalhe: Daniel falando em português e o senhor em italiano, e os dois se entendendo muito bem. Pena não ter filmado toda a conversa, pois fiquei, de certa forma, pasmo; mas peguei um pedaço.











Teríamos que enfrentar uma grande fila par entrar no mseu. Não lembro quanto tempo ficamos na fila, mas lembro que demorou. Enquanto isso, registrei a forma como Florença isolou as reformas naquela via (rua).



A Galleria degli Uffizi é o maior museu de arte da Itália. Foi construído entre 1560 e 1580 para abrigar os escritórios (uffici) do duque Cosimo I. O arquiteto Vasari usou estruturas de ferro como reforço, permitindo que seu sucessor, Buontalenti, criasse uma parede de vidro quase ininterrupta no piso superior. Francesco I usou a galeria para expor os tesouros artísticos dos Medici. Não se pode tirar fotos no interior do museu, mas deixo abaixo ao menos algumas que consegui tirar da janela e imagens de algumas pinturas que vimos.










A Karina perdeu as duas obras de Botticelli mais famosas: "O nascimento de Vênus" e "A primavera". Não só dele, mas e todo o museu. Como cada um foi vendo o museu no seu ritmo, acabamos ficando separados. Quando cheguei à saída, já encontrei Karina fazendo as compras na lojinha. Como os demais não chegavam, fomos almoçar logo. E aí vai uma dica: se você não quer gastar muito, não vá a um café ou restaurante numa praça na Itália. Repito, não vá! Paguei 6,50 por um copo de coca-cola, algo que na época girava em torno de R$20,00.


Continua em 14/05/08 (2ª parte) - No topo do Duomo

Nenhum comentário: